Publicado por Ivan Mario Braun
Gostou do artigo? Compartilhe!

MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O QUE É MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS?

Possivelmente, nossos avós iam a um médico e este, com orgulho, defendia suas condutas com base em sua ampla experiência, muitas vezes de décadas.

Imaginem que nossa avó tenha ido a um médico que tenha feito faculdade na década de 70, no século XX. Imaginem, também, que nossa avó estivesse muito ansiosa, preocupada. Se o médico seguisse o que aprendera, possivelmente lhe daria uma receita de um remédio "faixa preta"; por exemplo, o diazepam. Ele diria, ainda, para nossa avó que o diazepam é um remédio muito bom e melhora muito a ansiedade. Nossa avó sairia contente e, possivelmente, sua ansiedade melhoraria bastante. Ela ficaria satisfeita com o médico e o recomendaria para seus amigos.

E o médico, também satisfeito, acrescentaria mais um caso bem sucedido à sua já grande experiência.

Se o médico tivesse se formado no final da década de 80, como foi o meu caso, já não basearia o tratamento apenas em sua experiência pessoal. Possivelmente, escutaria que havia estudos científicos que diziam que uma medicação boa para a ansiedade, especialmente para as crises de pânico, seria a fluoxetina, inicialmente comercializada como Prozac™. E, ao contrário do diazepam, não causaria dependência, um dos problemas das medicações "faixa preta".

Na década de 90, vários estudos sugeriam que outras medicações parecidas com a fluoxetina também poderiam ser úteis. Na época, bons médicos liam vários estudos e tomavam suas decisões com base nessas leituras.

Atualmente, a quantidade de pesquisas científicas publicadas é enorme. Por exemplo, numa única base de referências (Medline), foram publicados cerca de 700 mil artigos, só em 2013.

Estes artigos, muitas vezes, têm conclusões diferentes. Como usar estas pesquisas da melhor forma para tratar nossos(as) pacientes?

A resposta é : através do que se chama Medicina Baseada em Evidências.

A Medicina Baseada em Evidências procura extrair o melhor dos estudos. Ela procura tirar conclusões usando aqueles que foram feitos segundo os melhores critérios científicos. Reúne, por vezes, centenas de pesquisas num único artigo, juntando o conhecimento de centenas de pesquisadores. Analisa rigorosamente a metodologia e, muitas vezes, exclui as pesquisas mais fracas, mal-feitas. Em suma, procura utilizar tudo o que se sabe sobre um tratamento, de modo a obter os melhores resultados para o(a) paciente.

Assim, pode-se dizer que:

Medicina baseada em evidências é "o uso criterioso, explícito e judicioso das melhores evidências atuais na tomada de decisões em respeito aos cuidados de pacientes individuais."*

*Sackett DL, Rosenberg WMC, Gray J AM, Haynes RB, Richardson WS Evidence based medicine: what it is and what it isn't BMJ. 1996 Jan 13;312(7023):71-2.